Por que Virtualizar?

Através da virtualização da infraestrutura de TI é possível aumentar a eficiência, a disponibilidade e o aproveitamento dos ativos existentes, além de proporcionar uma redução significativa dos custos. A virtualização tornou-se uma realidade e, atualmente, empresas de todos os portes aderem à tecnologia.

Os estudos foram comprovados e, hoje, a virtualização é a tecnologia mais importante da infraestrutura de TI. A prova disso é evidente, visto que 94% das 500 maiores empresas do mundo utilizam a tecnologia em seus datacenters.

No cenário econômico atual, onde os CIO´s são compelidos a cortar custos, a virtualização tornou-se uma tenclogia prioritária e fundamental. 

Principais razões para adotar a virtualização

  1. Melhor aproveitamento dos recursos computacionais existentes através de agrupamento dos recursos comuns da infraestrutura. Desta forma, com a consolidação de servidores põe-se fim ao modelo “um aplicativo para cada servidor”. 

    “Utilizando a tecnologia de virtualização da VMware é possível conseguir taxas de utilização dos servidores de até 80% e taxas de consolidação que, em média, vão de 8:1 até 30:1.”

  2. Diminuição dos custos do Data Center através da redução da infraestrutura física necessária. Isso significa redução nas necessidades de espaço físico, de energia e de refrigeração. Além disso, através das ferramentas aprimoradas de gerenciamento e da simplificação proporcionada pela virtualização é possível aumentar a média de servidores gerenciados por cada administrador.

    “Para cada servidor virtualizado são economizados cerca de 7000kWh de eletricidade por ano. Este dado representa uma grande economia em ambientes que adotam a tecnologia de virtualização.”

  3. Continuidade de negócios, proporcionado pelo aumento da disponibilidade do hardware e dos aplicativos. É possível fazer backups e processos seguros de migração sem interrupção de serviços. Além disso, é possível eliminar o tempo planejado de inatividade.e, também, fazer com que o sistema se recupere imediatamente de problemas inesperados.

    “De acordo com o instituto Gartner, as empresas têm no período de 1 ano pelo menos 100 horas de paradas, sejam elas planejadas ou não. Dependendo da tecnologia de virtualização adotada, as paradas deixam de existir.”

  4. Aumento da flexibilidade operacional que propícia o gerenciamento dinâmico de recursos e o rápido provisionamento de servidores. Além disso, permite a implementação aprimorada de desktops e aplicativos.
  5. Criação de ambientes de desktops seguros e facilmente administráveis nos quais os usuários possam ter acesso local ou remoto, com ou sem conexão de rede, através de praticamente qualquer desktop ou laptop.

Comments are closed.